domingo, 18 de outubro de 2009

Seis personagens à procura de um autor

Ontem, dia 17 de Outubro , tive a feliz experiência de ter assistido a um dos melhores clássicos contemporâneos de sempre. Um texto magnífico de Pirandello sobe ao palco do S.Luiz.
"Seis personagens à procura de um autor" é uma peça de Luigi Pirandello, autor e encenador do séc XX. Fala-nos da realidade, do sentido da vida e de quem somos.
Uma companhia de teatro está oucupadíssima a tentar montar uma peça (também esta de Piradello embora não se explícite qual) e eis senão quando uma misteriosa família de luto entra teatro a dentro; o Pai, a Mãe, o filho mais velho, a filha mais velha, o filho mais novo e a filha mais nova. São seis personagens e estão à procura de um autor que possa escrever e encenar o seu drama familiar. Aí, pensando que se tratava de uma brincadeira, o encenador manda-os embora, mas estes recusam-se a deixar o teatro e, no meio de muita discussão, sem querer, começam a contar a sua história, nisto, ao decorrer, o encenador e todos na companhia, começam a interessar-se e a ouvir o que aquela família tinha para contar.
"Nós somos mais reais que vocês! A nossa realidade não muda!"; "Há que nasça flor, há quem nasça pedra, animal, até mulher...e há quem nasça personagem..."
É um textomagnífico e muito filosófico que nos diz que cada um de nós é uma personagem distinta, que a nossa história até hoje não muda e nós só somos as personagens que somos por essa mesma história.
Esta peça conta com a encenação de Jorge Silva Melo e o brilhante desempenho de um vasto elenco com destaque óbvio para João Perry, Sylvie Rocha, Pedro Gil e Pedro Luzindro. São os Artistas Unidos no S.Luiz com "Seis personagens à procura de um autor" até hoje, dia 18 de Outubro, às 21h.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece uma grande peça, muito interessante pela descrição que deste.

eumemo