quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VIP do mês- Herman José

Pois é; o nosso VIP deste mês, pode não ser agradável a alguns leitores que possam vir cá dar uma eventual espreitadela, pois o nosso VIP é suscitador tanto de amores como de ódios.
Pintar o cabelo de loiro, dizer palavrões e a sua recente mudança para o pior canal televisivo nacional (TVI) provocam em algumas pessoas um ódio tal ou uma desilusão total o que não é o que sinto de maneira alguma pois tenho o maior respeito pela figura de Herman como artista e inteligência que foi e que é.
O que é certo, é que este rapaz de 54 anos, que nasceu Herman José Von Krippahl em Lisboa, é o pai de toda esta nova geração de artistas cómicos que temos (Gato Fedorento, Os contemporâneos etc..).
Filho de um cinéfilo alemão, e uma mãe portuguesa, nascido lisboeta, no ano de 1954, no dia 19 de Março. Aos 4 anos Herman protagonizava os filmes amadores de seu pai, o que começou a cativá-lo para a representação. Estudou desde sempre no colégio alemão e aos 18 anos começaria a ter as primeiras aparições em televisão no programa "No tempo em que você nasceu". Com a democracia, Herman põe de parte a ideia de um curso superior em Munique.
Mais tarde, Herman começa em grande a sua carreira como "rei do humor contemporâneo português" com "Tal Canal" em que utiliza um género muito aproximado dos seus principais ídolos, Monty Python; um humor non-sense, corrosivo e inteligente. O "Tal Canal" acabou e não por vontade do próprio Herman, porém, "o verdadeiro artista" não se abateria e algum tempo depois lançou "Casino Royal", uma série passada em Lisboa na época da II Guerra Mundial, que para mim foi a melhor série deste.
Herman teve várias provas de um humor inteligente e de qualidade e isso é de louvar e de admirar para além disso, penso que Herman José criou toda uma geração de novos humoristas.
Herman José Von Kripphal está de parabéns pela marca que deixou no humor português!

Sem comentários: